Certificações

Certificações de produtos e processos

O Grupo Jauense possui certificações estratégicamente definidas para cada empresa, buscando atender aos requisitos dos clientes.

ISO 9001

A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 162 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

A denominação "International Organization for Standardization" permite diferentes acrônimos em diferentes idiomas (IOS em inglês, OIN em francês, OIP em português) e, por isso, seus fundadores decidiram usar a abreviatura ISO, que significa "igual". Qualquer que seja o país ou a linguagem, a abreviatura é sempre ISO, que vem do grego "isos" que significa igual, igualdade, pois o sistema prevê que os produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças.

Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

FSC ®

Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), através de seu sistema de certificação, reconhece a produção responsável de produtos florestais, permitindo a utilização de madeira certificada, o comércio, o processamento, até os distribuidores e consumidores beneficiando assim as pessoas, o ambiente, agregando valor aos negócios.

As áreas com certificação de manejo florestal FSC atuam como fornecedores de matéria-prima para uma série de cadeias produtivas, entre elas o papel. Dessa forma, o FSC certifica a cadeia de Custódia para garantir um sistema de gestão que controla a distribuição e rastreabilidade dessas Matérias-primas.