Como preparar a sua empresa para o segundo semestre de 2024?

mai. 03, 2024

O segundo semestre está chegando, e é crucial garantir que sua empresa esteja preparada, já que o sucesso está no planejamento.

 

Segundo o SEBRAE, 80% das micro e pequenas empresas fecham nos primeiros cinco anos, muitas vezes por falta de planejamento estruturado.

 

Para te auxiliar nessa trajetória, separamos algumas dicas que podem ser úteis em como preparar a sua empresa para o segundo semestre de 2024.

 

Faça um levantamento financeiro

 

Conhecer a saúde financeira do negócio é crucial para seu progresso. Avalie o capital de giro, impostos, despesas e liquidez, incluindo todas as transações monetárias.

 

Realize o levantamento financeiro, coletando e analisando os dados do último semestre, com a ajuda de um contador, se necessário.

 

Com os detalhes em mãos, elabore um orçamento para os próximos seis meses, garantindo uma gestão financeira sólida e evitando surpresas desagradáveis ao final do ano.

 

Analise o semestre anterior

 

Para iniciar sua busca por novas metas, reflita sobre os últimos seis meses. Reveja tanto os acertos quanto os erros, focando no aprendizado de cada situação para fortalecer o futuro da marca.

 

Realize uma pesquisa interna e promova uma reunião para discutir feedbacks e sugestões de melhorias.

 

Reestruturar ou ajustar estratégias e ações é uma ação contínua, visando a otimização de qualquer processo interno que possa ser melhorado.

 

Confira o planejamento estratégico


O planejamento estratégico é o ponto principal de uma empresa, influenciando todos os aspectos do negócio.

 

Se bem estruturado e com metas claras, aumenta as chances de sucesso. Ele define o caminho para a marca, identificando oportunidades e lacunas no mercado.

 

Avalie a eficácia do planejamento do primeiro semestre de 2023: as metas foram alcançadas? Os objetivos estão alinhados com o mercado? Qual a eficácia das estratégias adotadas? Essa avaliação orientará o caminho a seguir no restante do ano.

 

Defina ou reveja prazos e metas

 

Trabalhar com metas realistas, baseadas nos dados dos últimos seis meses ajudará a cumpri-las.

 

Se a marca conseguiu cumprir o planejamento, estabelecer novos objetivos será valioso, mostrando que sua empresa pode crescer ainda mais. Caso os números ainda não sejam ideais, ajuste as metas para algo mais alcançável, evitando frustrações.

 

Aproveite esse momento para definir as metas, estabelecendo:

 

- Curto prazo: ações a serem realizadas de 3 a 6 meses;

- Médio prazo: atividades planejadas para 1 a 3 anos;

- Longo prazo: metas a serem alcançadas em cerca de 5 anos.

 

Invista na atualização dos colaboradores

 

Inclua treinamento e capacitação em seu planejamento empresarial, participando de palestras, webinars e cursos que beneficiem tanto a equipe quanto você, empreendedor.

 

Antecipar essa programação permite organização financeira e ajuste de agenda. Investir em treinamentos atualiza conteúdos e motiva a equipe, contribuindo para o sucesso da empresa.

 

Agora que você já sabe como se planejar para o segundo semestre de 2024, é hora de tirar os planos do papel e investir em soluções 100% personalizadas para a sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe e conheça.

papel ondulado
14 mai., 2024
Saiba como o design de embalagem aplicado ao papel ondulado pode fazer toda a diferença para a sua marca se destacar no mercado.
transporte de encomenda
16 abr., 2024
Reunimos aqui algumas dicas que merecem sua atenção para o transporte de encomenda.
abril verde
05 abr., 2024
Entenda mais sobre a segurança do trabalho é fundamental para que empresas consigam proporcionar um ambiente seguro.
Mostrar mais
Share by: